PROJETO MEIO AMBIENTE
A ARTE DE EDUCAR E CUIDAR DO MEIO AMBIENTE:
“QUEM AMA CUIDA”
"Não herdamos a terra de nossos pais,
mas a pegamos de empréstimo de nossos filhos" - Henry Brown
Uma
Breve Reflexão:
O projeto propicia a busca
da maximização dos resultados, trazendo benefícios para a escola como um todo.
Os envolvidos sabem onde
querem chegar, e partindo desse principio
o processo de ensino e aprendizagem se torna mais ágil, as decisões e
implementações fluem. O projeto em si ganha agilidade, e todos os envolvidos
ganham motivação. Quando todos entendem o porquê, os desafios são aceitos e os
obstáculos são superados, prevalecendo os objetivos gerais em detrimento dos
pessoais. Eliminando-se a resistência, o
medo do novo e os conflitos.
Entendemos que todo
projeto deve estar ligado aos interesses das crianças, e ser diretamente
relevantes à vida e à experiência delas. Os trabalhos deste projeto são
adequados para serem feitos na Unidade Escolar, em casa e como complemento de
outras áreas do conhecimento do currículo da Educação Infantil do Município.


JUSTIFICATIVA:
Atualmente a educação
ambiental na escola precisa ser efetivamente trabalhada por todos os
educadores, quebrando o paradigma de que as crianças não aprendem desde cedo a
cuidar e respeitar o meio ambiente.
Partindo desse principio a
criança adquire hábitos saudáveis, e começa a ter consciência dos danos
causados pelo desrespeito à natureza.
Nesse projeto temos como
objetivo trabalhar a conscientização do meio ambiente como um todo, nos
pequenos detalhes do dia a dia na escola. Exemplo: uso do refeitório e
desperdício em geral, banheiro, parque, sala de aula, enfim todos os ambientes,
buscando com que a criança interiorize bons hábitos tendo mudanças
significativas na maneira de agir, cuidando e preservando de todos os ambientes no seu dia a dia.


OBJETIVO GERAL:
- Conscientizar os alunos, família,
escola e sociedade, a compreender
como é importante e imprescindível a preservação do meio ambiente.
·
Vivenciar situações cotidianas que
possam contemplar o currículo da Educação Infantil, estabelecendo aproximações
com os conteúdos apresentados, dentro de um contexto de letramento;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Possibilitar
discussão para compreensão e valorização do meio ambiente;
·
Explorar
o meio ambiente;
·
Proporcionar
novos conhecimentos e vivencias;
·
Conscientizar
as crianças e as famílias de que
qualquer ser humano é um produtor de lixo;
·
Fazer
com que todos os envolvidos percebam a
quantidade de lixo que uma família pode produzir;
·
Identificar
os tipos de lixo que podem ser reciclados;
·
Transformar
o lixo em brinquedos (sucata);
·
Estimular a imaginação e a criatividade;
·
Coletar
dados a respeito do ambiente em que vivemos;


·
Demonstrar
que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
·
Trabalhar
o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
·
Conhecer
alguns tipos de animais;
·
Desenvolver
a linguagem oral e escrita;
·
Trabalhar
a coordenação motora ampla e fina;
·
Desenvolver a percepção visual e de audição;
·
Trabalhar
e desenvolver o fazer artístico.
CONTEÚDOS:
O Meio
Ambiente
ESTRATÉGIAS
A primeira etapa do
projeto, é realizar debates e reflexão com os professores, educadores,
funcionários e gestores, de como será o desenvolvimento do projeto. Sendo a
escola um agente cultural, o envolvimento de todos, se faz necessário para o sucesso do projeto.
A segunda etapa do projeto
é o envolvimento dos pais e da comunidade local, informação via bilhetes e
reuniões, de como será o desenvolvimento do projeto, e a participação efetiva
de todos.


A terceira etapa do
projeto será concretizada com os materiais para reciclagem diversos, começando
pela doação de pneus velhos, que serão
usados para fazermos puffs. E
jardineiras para a parte externa da Unidade escolar.
A etapa final do projeto
tem como objetivo, fazer com que as crianças venham a refletir um pouco mais
sobre como é produzido o lixo, e de como devemos armazenar os diferentes tipos
de lixo, em casa, na escola e nos diversos ambientes. em seguida vamos fazer o
plantio de ervas finas, ervas medicinais, e diversos tipos de hortaliças, para
isso contaremos com a ajuda das famílias para a doação das mesmas.Os pneus
serão pintados e distribuídos pela área externa da escola, cuidadosamente
tratados para o plantio. Cada sala será convidada pela equipe gestora para
fazer o plantio, desde o preparo da terra. Isso acontecerá também de forma lúdica, para que as crianças
aprendam brincando a importância do plantar e
do cuidar. Os pneus foram pintados de cores variadas propositalmente,
para que as crianças possam estabelecer critérios tais como: (formas, cores,
tamanhos, etc). Depois do plantio, será proposto aos professores uma roda de
conversa com as crianças, para que cada um possa fazer uma avaliação da
atividade proposta.


TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO: AO
LONGO DO ANO 2013
PUBLICO ALVO: CRIANÇAS
DO BERÇÁRIO AO JARDIM III
RECURSOS E MATERIAIS UTILIZADOS NO
PROJETO:
·
Tintas;
·
Diversos
tipos de sementes;
·
Pneus
velhos;
·
Latinhas
vazias e limpas;
·
Garrafa
pet vazia e limpa;
·
Diversos
tipos de tecido;
·
Diversos
tipos de papel;
·
Cola
colorida;
·
Cola
quente;
METODOLOGIA
DO PROJETO:
O
projeto será desenvolvido de acordo com o currículo da educação
infantil;
PRODUTO FINAL:
Feira do
Meio Ambiente no final do ano de 2013.