domingo, 24 de junho de 2012

O PROJETO CONTOS DE FADAS

<
strike>“Através do processo de identificação com os personagens, a criança passa a viver o jogo ficcional projetando-se na trama da narrativa. Acrescenta-se à experiência o momento catártico, em que a identificação atinge o grau de elevação emocional, concluindo de forma liberadora todo o processo de envolvimento. Portanto, o próprio jogo de ficção pode ser responsabilizado, parcialmente, pelo fascínio que (o conto de fadas) exerce sobre o receptor.”strike> AMARILHA

JUSTIFICATIVA Os contos de fadas estão repletos de princesas, príncipes, magia e transformações, além de animais falantes e as fadas. Os contos de fadas mais contados no mundo todo são “Rapunzel”, “Branca de Neve e os Sete Anões” e “A Bela e a Fera”. Mas eles podem variar de país para país e de região para região, sendo incorporadas algumas lendas locais ou folclóricas nos textos. E o conto de fadas tem uma importância muito grande para a criança, já que é através das histórias que você conta que ele aprende diversas lições e aprende que os conflitos e problemas se resolvem com muita disposição. E por mais que existam bruxas más (que representam a figura das pessoas que não gostam e querem atrapalhar a felicidade do outro), se você for uma boa pessoa, pode ser feliz e conquistar tudo o que quiser, inclusive com a ajuda dos amigos para acabar com a bruxa má. OBJETIVO GERAL Levar a criança a interação com conteúdos relevantes a ela, que contempla o eixo temático de trabalho na educação infantil, associando o prazer, o lúdico, o imaginário e o riso na formação de futuros leitores.

CONTEÚDOS • Ampliação do vocabulário • Nomeação dos objetos, pessoas e ações • Reconstituição de fatos e cenas mentamente • Descrição de cenas e objetos • Narrativas • Reconto das histórias pelas crianças • Contato com os livros • Prática de falar e escutar • Expressão verbal de opiniões e sentimentos • Relato de histórias mediante imagens • Gêneros textuais – Contos de Fada/ Fábulas

CONTEÚDO DE ACORDO COM CADA HISTÓRIA SUGESTÕES: PINÓQUIO (MARÇO/ABRIL) • Identidade • Escola • Valores OS TRÊS PORQUINHOS (MAIO) • Família • Tipos de moradia • Higiene e Dengue • Trabalho CINDERELA (JUNHO) • Família • Mãe • Números de 1 à 5 JOÃO E MARIA ( AGOSTO ) • Sociedade e natureza • Os seres da floresta (Folclore: Curupira, Saci, Boitatá, Cuca, Boto Cor de Rosa, Caipora e Sereia). CHAPÉUZINHO VERMELHO • Meio Ambiente: Plantas • Meio Ambiente: Animais • Brincadeiras e Fantasias BRANCA DE NEVE E OS SETES ANÕES ( OUTUBRO) • Água • Alimentos: Frutas • Sentimentos • Números SHREK ( NOVEMBRO) • Sátira dos Contos de Fada

ESTRATÉGIAS Cada professor pode desenvolvê-las de acordo com sua criatividade e realidade de sua sala: para trabalhar cores na história do Chapeuzinho Vermelho, é possível: tinta guache vermelha gizes de cera vermelha, recorte de figuras de objetos vermelho de revista, caixa surpresa com tecido ou objeto vermelho de revistas. Iremos usar material de sucata para fazer o pinóquio, as famílias irão fazer uma parceria com a escola nestes trabalhos.

DURAÇÃO • Ano Letivo de 2012

AVALIAÇÃO • Permanente e formadora da prática docente, através de registros das crianças e do professor.

PÚBLICO ALVO • Alunos de Educação Infantil do JD. II PRODUTO FINAL

• Portifólio

Nenhum comentário:

Postar um comentário