sábado, 24 de agosto de 2013

PROJETO
O
LIVRO DA
VIDA...

“ Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a encontrar o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli )



UMA BREVE REFLEXÃO


Este projeto propõe uma visão clara, precisa e atual da importância da integração família/escola. O universo cultural e globalizado em que vivemos é dinâmico, e as suas mudanças refletem diretamente na sala de aula, no cotidiano dos professores, educadores, gestores, e  de toda a comunidade.
Este trabalho propõe o gerar de informações sobre a família, e as especificidades de cada criança, promovendo ainda uma harmonia  entre família e escola, e os educadores passam a conhecer melhor o ambiente cultural em que a criança está inserida, assim como sua história de vida.
 Entendemos  que a escola é uma instituição social importante na vida de todos, e como tal, é fruto de uma cultura com suas crenças e valores, o que pode ainda determinar regras de comportamento e comprometimento de cada um na sociedade atual.

OBJETIVOS:
·   Saber a história de sua vida;
·   Conhecer a história e o significado de seu nome;
·   Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos
dos sentidos;
·   Estimular o raciocínio e a percepção visual;
·   Estimular  a imaginação e a criatividade;
·   Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
·   Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
·   Conhecer a história e o significado de seu nome;

ÁREAS DO CONHECIMENTO
MATEMÁTICA

·         Altura e comprimento (alto e baixo, curto e comprido);
·         Posição (primeiro e último, frente e atrás, em cima, embaixo, longe e perto);
·         Cor;
·         Forma;
·         Textura;
·         Tamanho (maior / menor/ igual, Grande / pequeno);
·          Altura e comprimento (mais alto e mais baixo).

- NATUREZA E SOCIEDADE

·         Eu criança e o outro;
·         Nome;
·         Corpo: esquema corporal, conhecimentos e cuidados;
·         Família;
·         A casa onde mora;
·          A escola;
·         O bairro/comunidade;
·         Pessoas com as quais a criança convive em casa, na escola, na comunidade;
·         Identidade, expressão corporal, autoimagem;
·         Sentidos;
·         Alimentação;
·         Higiene.




LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·         Nome e sobrenome;
·         Falar e ouvir;
·         Linguagem oral: desenvolvimento da linguagem (comunicar, relatar, expressar, elaborar, argumentar e ouvir).



            ARTE
·         Sensibilidade;
·         Desenvolvimento da criatividade;
·         Marcas corporais e grafismo;
·         Controle do rabisco;
·         Motricidade fina e ampla;
·        Desenho como expressão da criança;
·         Respeito e apreciação à produção coletiva e individual;
a)    Expressão/Comunicação;
b)    Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagem a partir do seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, (evitando a utilização de desenhos estáticos).


  

AUTONOMIA E IDENTIDADE

·         Interação entre os adultos;

·         Trabalhar as relações interpessoais entre as pessoas com as quais a criança convive e seus diferentes papéis sociais (pai, mãe, irmão, vovô, vovó, vizinho, professor, monitor, merendeira, amigos);

·         Cuidado com corpo (Higiene pessoal, identificação de situações de risco).


TEMPO PREVISTO PARA O PROJETO:
AO LONGO DO ANO DE 2013

PÚBLICO ALVO:
CRIANÇAS DO BERÇÁRIO AO JARDIM II

PRODUTO FINAL:
UM LIVRO PRODUZIDO PELAS CRIANÇAS... e dado de presente para os pais no final do ano.


  









Projeto Meio Ambiente

ÁREAS DO CONHECIMENTO
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • Estabelecer relação com a escola e a família;
  • Fazer com que a criança seja capaz de perceber-se como um ser social e que possui uma história;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Criação de um mascote da turma”( desenvolver a linguagem oral)”;
  • Lista de coisas da natureza.


NATUREZA E SOCIEDADE
  • Como devemos cuidar do meio ambiente?
  • O que destrói o meio ambiente?
  • O que é desmatamento? O que é poluição?
  • Cartaz (O que vai para o lixo – com sucata, rótulos;
  • Materiais reciclados (confecção de brinquedos com sucata);
  • Separação do lixo;
  • Conscientizar as crianças sobre as ações do homem que destrói o meio ambiente;
  • Eleição do Mascote da turma;

 ARTE
  • Carimbos com legumes, com folhas;
  • Recorte e colagem (seres vivos e não vivos – natureza);
  • Confecção de máscaras de animais;
  •  Dobradura animais e plantas;                                            
  • Arte com as mãos (arvore, flor, bichinhos, sol);
  • Desenho livre;
  •  Confecção de brinquedos com sucata;

MATEMÁTICA
·         Espaço;
·         Cor;
·          Forma;
·         Textura;
·         Consistência;
·         Temperatura;
·         - Espessura (grosso e fino);
·         - Tamanho (maior e menor grande e pequeno);
·         - Ações realizadas sobre os objetos.


 MÚSICA
- Meu Deus é bom pra mim;
- As flores já não crescem mais;
- Herdeiros do Futuro (toquinho);
- Depende de nós (Ivan Lins);
- Planeta azul (Chitãozinho e Xororó);

MOVIMENTO
·         Cuidado com o lobo;
·         História da serpente;
·         Locomoção;
·         Orientação espacial;
·         Expressividade;

·         Manipulação.

AUTONOMIA E IDENTIDADE
·         Interação entre os pares;
·         Interação entre os adultos.


 AVALIAÇÃO:

A avaliação acontecerá no dia a dia, na medida em que as atividades propostas, dentro e fora da sala forem sendo realizadas. E ao final de cada atividade, os alunos, professores e educadores farão uma reflexão sobre a atividade realizada. E iremos observar no desenvolvimento do projeto se  as metas estabelecidas estão sendo alcançadas, tais como: mudança de hábitos, cuidado com o meio ambiente, etc.

PROJETO MEIO AMBIENTE
A ARTE DE EDUCAR E CUIDAR DO MEIO AMBIENTE:

“QUEM AMA CUIDA”


"Não herdamos a terra de nossos pais, mas a pegamos de empréstimo de nossos filhos" - Henry Brown


Uma Breve Reflexão:

O projeto propicia a busca da maximização dos resultados, trazendo benefícios para a escola como um todo.
Os envolvidos sabem onde querem chegar, e partindo desse principio  o processo de ensino e aprendizagem se torna mais ágil, as decisões e implementações fluem. O projeto em si ganha agilidade, e todos os envolvidos ganham motivação. Quando todos entendem o porquê, os desafios são aceitos e os obstáculos são superados, prevalecendo os objetivos gerais em detrimento dos pessoais. Eliminando-se  a resistência, o medo do novo e os conflitos.
Entendemos que todo projeto deve estar ligado aos interesses das crianças, e ser diretamente relevantes à vida e à experiência delas. Os trabalhos deste projeto são adequados para serem feitos na Unidade Escolar, em casa e como complemento de outras áreas do conhecimento do currículo da Educação Infantil do Município.





EMEIEF Jardim Santa Clara do Lago I
Rua: 1º de Maio, 15 – Jardim Mirante - Hortolândia/SP – CEP: 13186-203
Fone: (19) 3887-3866 / 3845-5766



JUSTIFICATIVA:

Atualmente a educação ambiental na escola precisa ser efetivamente trabalhada por todos os educadores, quebrando o paradigma de que as crianças não aprendem desde cedo a cuidar e respeitar o meio ambiente.
Partindo desse principio a criança adquire hábitos saudáveis, e começa a ter consciência dos danos causados pelo desrespeito à natureza.
Nesse projeto temos como objetivo trabalhar a conscientização do meio ambiente como um todo, nos pequenos detalhes do dia a dia na escola. Exemplo: uso do refeitório e desperdício em geral, banheiro, parque, sala de aula, enfim todos os ambientes, buscando com que a criança interiorize bons hábitos tendo mudanças significativas na maneira de agir, cuidando e preservando de  todos os ambientes no seu dia a dia.















EMEIEF Jardim Santa Clara do Lago I
Rua: 1º de Maio, 15 – Jardim Mirante - Hortolândia/SP – CEP: 13186-203
Fone: (19) 3887-3866 / 3845-5766



OBJETIVO GERAL:

  • Conscientizar os alunos, família, escola e sociedade,  a compreender como é importante e imprescindível a preservação do meio ambiente.
·         Vivenciar situações cotidianas que possam contemplar o currículo da Educação Infantil, estabelecendo aproximações com os conteúdos apresentados, dentro de um contexto de letramento;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·    Possibilitar discussão para compreensão e valorização do meio ambiente;
·         Explorar o meio ambiente;
·         Proporcionar novos conhecimentos e vivencias;
·         Conscientizar as crianças e as famílias  de que qualquer ser humano é um produtor de lixo;
·         Fazer com que todos os envolvidos  percebam a quantidade de lixo que uma família pode produzir;
·         Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados;
·         Transformar o lixo em brinquedos (sucata);
·         Estimular  a imaginação e a criatividade;
·         Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;











EMEIEF Jardim Santa Clara do Lago I
Rua: 1º de Maio, 15 – Jardim Mirante - Hortolândia/SP – CEP: 13186-203
Fone: (19) 3887-3866 / 3845-5766






·         Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
·         Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
·         Conhecer alguns tipos de animais;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
·          Desenvolver a percepção visual e de audição;
·         Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.

CONTEÚDOS:

O Meio Ambiente


ESTRATÉGIAS

A primeira etapa do projeto, é realizar debates e reflexão com os professores, educadores, funcionários e gestores, de como será o desenvolvimento do projeto. Sendo a escola um agente cultural, o envolvimento de todos, se faz  necessário para o sucesso do projeto.
A segunda etapa do projeto é o envolvimento dos pais e da comunidade local, informação via bilhetes e reuniões, de como será o desenvolvimento do projeto, e a participação efetiva de todos.








EMEIEF Jardim Santa Clara do Lago I
Rua: 1º de Maio, 15 – Jardim Mirante - Hortolândia/SP – CEP: 13186-203
Fone: (19) 3887-3866 / 3845-5766







A terceira etapa do projeto será concretizada com os materiais para reciclagem diversos, começando pela doação de pneus velhos,  que serão usados para fazermos puffs. E  jardineiras para a parte externa da Unidade escolar.
A etapa final do projeto tem como objetivo, fazer com que as crianças venham a refletir um pouco mais sobre como é produzido o lixo, e de como devemos armazenar os diferentes tipos de lixo, em casa, na escola e nos diversos ambientes. em seguida vamos fazer o plantio de ervas finas, ervas medicinais, e diversos tipos de hortaliças, para isso contaremos com a ajuda das famílias para a doação das mesmas.Os pneus serão pintados e distribuídos pela área externa da escola, cuidadosamente tratados para o plantio. Cada sala será convidada pela equipe gestora para fazer o plantio, desde o preparo da terra. Isso acontecerá também  de forma lúdica, para que as crianças aprendam brincando a importância do plantar e  do cuidar. Os pneus foram pintados de cores variadas propositalmente, para que as crianças possam estabelecer critérios tais como: (formas, cores, tamanhos, etc). Depois do plantio, será proposto aos professores uma roda de conversa com as crianças, para que cada um possa fazer uma avaliação da atividade proposta.









EMEIEF Jardim Santa Clara do Lago I
Rua: 1º de Maio, 15 – Jardim Mirante - Hortolândia/SP – CEP: 13186-203
Fone: (19) 3887-3866 / 3845-5766









TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO: AO LONGO DO ANO 2013
PUBLICO ALVO: CRIANÇAS DO BERÇÁRIO AO JARDIM III
RECURSOS E MATERIAIS UTILIZADOS NO PROJETO:

·         Tintas;
·         Diversos tipos de sementes;
·         Pneus velhos;
·         Latinhas vazias e limpas;
·         Garrafa pet vazia e limpa;
·         Diversos tipos de tecido;
·         Diversos tipos de papel;
·         Cola colorida;
·         Cola quente;


METODOLOGIA DO PROJETO:
O  projeto será desenvolvido de acordo com o currículo da educação infantil;

PRODUTO FINAL:
Feira do Meio Ambiente no final do ano de 2013.