sábado, 24 de agosto de 2013

PROJETO
O
LIVRO DA
VIDA...

“ Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a encontrar o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli )



UMA BREVE REFLEXÃO


Este projeto propõe uma visão clara, precisa e atual da importância da integração família/escola. O universo cultural e globalizado em que vivemos é dinâmico, e as suas mudanças refletem diretamente na sala de aula, no cotidiano dos professores, educadores, gestores, e  de toda a comunidade.
Este trabalho propõe o gerar de informações sobre a família, e as especificidades de cada criança, promovendo ainda uma harmonia  entre família e escola, e os educadores passam a conhecer melhor o ambiente cultural em que a criança está inserida, assim como sua história de vida.
 Entendemos  que a escola é uma instituição social importante na vida de todos, e como tal, é fruto de uma cultura com suas crenças e valores, o que pode ainda determinar regras de comportamento e comprometimento de cada um na sociedade atual.

OBJETIVOS:
·   Saber a história de sua vida;
·   Conhecer a história e o significado de seu nome;
·   Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos
dos sentidos;
·   Estimular o raciocínio e a percepção visual;
·   Estimular  a imaginação e a criatividade;
·   Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
·   Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
·   Conhecer a história e o significado de seu nome;

ÁREAS DO CONHECIMENTO
MATEMÁTICA

·         Altura e comprimento (alto e baixo, curto e comprido);
·         Posição (primeiro e último, frente e atrás, em cima, embaixo, longe e perto);
·         Cor;
·         Forma;
·         Textura;
·         Tamanho (maior / menor/ igual, Grande / pequeno);
·          Altura e comprimento (mais alto e mais baixo).

- NATUREZA E SOCIEDADE

·         Eu criança e o outro;
·         Nome;
·         Corpo: esquema corporal, conhecimentos e cuidados;
·         Família;
·         A casa onde mora;
·          A escola;
·         O bairro/comunidade;
·         Pessoas com as quais a criança convive em casa, na escola, na comunidade;
·         Identidade, expressão corporal, autoimagem;
·         Sentidos;
·         Alimentação;
·         Higiene.




LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·         Nome e sobrenome;
·         Falar e ouvir;
·         Linguagem oral: desenvolvimento da linguagem (comunicar, relatar, expressar, elaborar, argumentar e ouvir).



            ARTE
·         Sensibilidade;
·         Desenvolvimento da criatividade;
·         Marcas corporais e grafismo;
·         Controle do rabisco;
·         Motricidade fina e ampla;
·        Desenho como expressão da criança;
·         Respeito e apreciação à produção coletiva e individual;
a)    Expressão/Comunicação;
b)    Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagem a partir do seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, (evitando a utilização de desenhos estáticos).


  

AUTONOMIA E IDENTIDADE

·         Interação entre os adultos;

·         Trabalhar as relações interpessoais entre as pessoas com as quais a criança convive e seus diferentes papéis sociais (pai, mãe, irmão, vovô, vovó, vizinho, professor, monitor, merendeira, amigos);

·         Cuidado com corpo (Higiene pessoal, identificação de situações de risco).


TEMPO PREVISTO PARA O PROJETO:
AO LONGO DO ANO DE 2013

PÚBLICO ALVO:
CRIANÇAS DO BERÇÁRIO AO JARDIM II

PRODUTO FINAL:
UM LIVRO PRODUZIDO PELAS CRIANÇAS... e dado de presente para os pais no final do ano.


  









Nenhum comentário:

Postar um comentário