sábado, 24 de agosto de 2013

Projeto Higiene Bucal



Em boca saudável não entra cárie!

UMA BREVE REFLEXÃO:




O trabalho de conscientização das famílias através da escola, é uma ferramenta que potencializa mudanças na vida de cada um  enquanto ser humano, e nesse momento a escola desempenha efetivamente sua função social.
Quando falamos  da conscientização estamos buscando novos caminhos, através de mudanças culturais , mudando hábitos de higiene, para melhorar a qualidade de vida da criança. Quando envolvemos as crianças com as atividades voltadas para a higiene bucal estamos nos posicionando de forma a entender a vida moderna dos pais que trabalham fora, onde a criança fica o dia todo aos nossos cuidados passando assim ser de efetiva responsabilidade da escola em parceria com a família  desempenhar este papel.



JUSTIFICATIVA:
Grande número de pessoas desconhecem  que cuidar dos dentes desde a infância
tem um efeito muito importante. As atitudes e hábitos adquiridos na infância
relativos à saúde bucal são fundamentais  para uma vida saudável. Principalmente nas crianças que fazem uso frequente de chupetas e mamadeiras até uma certa idade.


PERFIL DO GRUPO:
 
Crianças de o a 5 anos.

 CONTEÚDO:

Higiene Bucal

OBJETIVOS:

·    Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
·    Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanha e funções dos
dentes;
·     Ampliar o vocabulário;
·    Ler e interpretar imagens;
·    Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes;
·    Fazer palestras informativas aos pais e a comunidade.


  
ESTRATÉGIAS


Organizar as crianças em roda. Conversar sobre como cada uma cuida da sua boca. Anotar uma pergunta de cada criança que será feita aos professores e educadores da sala. Então iremos construir a boca gigante, onde iremos pintar, colar a língua e os dentes nos devidos lugares. Fazer o registro. Esta boca gigante será feito de EVA. Depois faremos uma boca com pote de manteiga e canjica, e como sugestão para ensinar os pequenos a escovar os dentes usando material reciclado:
 Vamos brincar com  às crianças no espelho, pedindo  que abram a boca percebendo  diferenças e semelhanças. Para enriquecer as atividades a turma irá montar um cartaz com o que faz bem e o que faz mal para os dentes. Procurar figuras em revistas para colar no cartaz e expor nos murais que estão nos corredores da escola. Falar  os nomes dos dentes e suas funções.  Junto das famílias os educadores irão propor uma pesquisa para casa: Procurar em casa e levar para a escola o rótulo do creme dental que é usado pela família. Falar com as crianças sobre a importância de escovar os dentes após as refeições, na hora que acordar e antes de dormir, usar o fio dental; a importância de visitar o dentista a cada seis meses;não usar escovas coletivamente,  estragadas e a troca da mesma a cada 03 meses de uso.

NATUREZA E SOCIEDADE

·         Alimentação;
·         Higiene;


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·         Representar suas ideias por meio de desenhos, colagens, modelagens;
·         desenvolvimento da linguagem (falar e ouvir).


ARTE

·         Ampliar o conhecimento do mundo através da atividade sensorial;
·         Explorar objetos e materiais diferentes;
·         Sensibilidade;
·         Desenvolvimento da criatividade;
·         Higiene e conservação dos materiais;
·         Apreciação das suas produções e das dos outros.


MOVIMENTO

·         O corpo;
·         Expressividade;
·         Posturas corporais,


- AUTONOMIA E IDENTIDADE

·         Desenvolver autonomia e identidade;
·         Ter iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário;
·         Cuidado com corpo (Higiene pessoal, identificação de situações de risco).



 AVALIAÇÃO:


Será realizada também de forma lúdica, ao final de cada atividade, como forma de reflexão entre os pares. Observando se no desenvolvimento do projeto os objetivos foram alcançados


Nenhum comentário:

Postar um comentário